Histórico

O Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF) é uma associação cultural sem fins lucrativos, utilidade pública municipal (Lei 216/1989) e estadual (Lei 6.208/1993), fundada em 1988 na cidade de Alta Floresta/MT. Se colocou a serviço da comunidade como um ponto produtor, difusor e de agitação cultural.

Dedica-se ao teatro e à formação de agentes culturais para atuar nos mais diversos campos da cultura e da arte. Na trajetória, contribuiu com a política de cultural local, estadual e nacional com diversas ações e mantém o Espaço Cultural TEAF desde 2013.

O desejo da sede vem desde a fundação, contudo, a gênese do que hoje é o Espaço Cultural TEAF está no momento em que o TEAF se tornou Ponto de Cultura, em 2009. A partir de então, ações como a criação da Biblioteca Comunitária Anderson Flores, a ampliação física do espaço e aquisição de equipamentos, foram contínuas. Hoje, o Espaço Cultural TEAF tem uma sala de espetáculo equipada com arquibancadas, iluminação e sistemas de som e projeção; possui mais de dois mil títulos na biblioteca; preserva materiais e objetos da memória do teatro local; e conta com outras dependências que permitem receber eventos diversos.

Sua missão é transformar a visão das pessoas para a sensibilidade artística por meio do teatro e outras manifestações de cultura e arte. E se propõe a realizar um conjunto de ações dentro e fora do Espaço, se colocando em defesa dos direitos da cultura. Para isso, quer promover criação, difusão, formação e acesso à cultura e arte através de ações voltadas à preservação da memória do teatro em Mato Grosso, com a conservação do acervo de memória do TEAF (figurinos, objetos de cena, fotos etc.).