EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “FLUIR DA CIDADE” ACONTECE ESTA SEMANA EM ALTA FLORESTA
Entre os dias 10 e 15 de março de 2025, a população de Alta Floresta tem a oportunidade de visitar a Exposição Fotográfica “Fluir da Cidade: um olhar sobre os rios urbanos”, organizada pelo fotógrafo João Lucas da Silva, e, com participação do fotógrafo Mequiel Zacarias Ferreira. O objetivo da ação é despertar nos munícipes e instituições um olhar mais apurado e cuidadoso sobre os nossos recursos hídricos, especialmente nossos rios, córregos e nascentes que estão localizados no espaço urbano e, com os quais, temos contínuo contato.
As atividades da exposição, que são totalmente gratuitas, acontecem em dois locais: Instituto Casa Da Cultura (Jardim Guaraná) – 10 a 14.03 e Pátio Da Matriz Bom Pastor (Bairro Bom Pastor – Exposição ao Ar Livre) – 15.03, das 8h às 11h. Em ambas as instalações a Exposição tem o formato de varal e conta com mais de 50 fotografias selecionadas a partir da curadoria de Ronaldo Adriano.
João Lucas da Silva, coordenador da Exposição e fotógrafo explica que o Projeto é resultado do impacto da crise hídrica que o município de Alta Floresta sofreu em 2024, na qual, a cidade inteira foi atingida e as populações dos bairros periféricos foram afetadas de maneira ainda mais drástica. Nesse sentido, explica que é preciso que o poder público, entidades e a população reflitam sobre esse cenário e que as medidas adequadas sejam tomadas com urgência.
O fotógrafo ainda pontua que a execução do projeto foi possível a partir da concessão de apoio financeiro a ações culturais contempladas pelo EDITAL nº 006/2024 – Secretaria de Cultura e Juventude de Alta Floresta/MT–, nos termos da Lei Nº 14.399/2022 (PNAB), do Decreto N. 11.740/2023 (Decreto PNAB) e do Decreto 11.453/2023 (Decreto de Fomento). O projeto também contou com o apoio do Teatro Experimental de Alta Floresta e a Rede Sementes Portal da Amazônia.
Mequiel Zacarias Ferreira/Jornalista