Desde 2004 o Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF) incorporou em suas atividades a realização do Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense e, a cada edição, o evento tem se tornado mais importante. Notadamente por conta de seu caráter integrador entre grupos e artistas. Afora a singular necessidade e importância dos festivais como espaço de acesso e fruição de produções teatrais por parte do público, assim como seu papel na formação de público/plateia. Em Alta Floresta o acesso a produções nacionais se dá quase que somente pela existência desse Festival.
O TEAF tem no Festival uma forma de proporcionar encontros e compartilhamentos de técnicas, intercâmbio entre grupos e construção de redes de relações. Tem sido uma constante a aproximação de importantes nomes do teatro brasileiro e até mesmo de outros países, a exemplo de Eugênio Barba e grupos como Ói Nóis Aqui Traveiz, Clowns de Shakespeare, Teatro Carmin e tantos outros que já estiveram em edições anteriores. Na última edição do Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense, realizado em 2021, contamos com participações de grupos de Mato Grosso e de outros Estados e, ainda, de grupos do Perú, Argentina e Portugal em programação virtual que acentuam a abrangência do Festival e seu processo de consolidação no circuito de festivais.
Também chamamos atenção para a observação do disposto na própria Constituição Federal de 1988, na qual são reconhecidos os direitos culturais dos cidadãos brasileiros para a fruição de bens culturais, produção e debate acerca da cultura e da arte. Neste sentido, o Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense se coloca como uma ação de grande importância para a garantia dos direitos culturais. E o TEAF, por sua vez, não se furta ao dever, enquanto entidade artístico-cultural reconhecida como utilidade pública nos níveis estadual e municipal, em se aliar a iniciativas que busquem propiciar tais direitos e, principalmente, se aliar a setores governamentais, da sociedade civil e de movimentos sociais imbuídos desta missão institucional.