O projeto História e Memória do Teatro produzido na Amazônia Mato-grossense, contemplado através do edital Aldir Blanc 05/2020 – MT Nascentes, promovido pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer – Mato Grosso (SECEL-MT), surge com o objetivo de registrar a memória do teatro norte mato-grossense, região essa que possui como polo a cidade de Alta Floresta que conta com o grupo Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF), grupo este que completa nesse ano de 2021, 33 anos de (re)existência na cena mato-grossense.
O grupo possui hoje uma sede que guarda materiais de memória da sua trajetória por essas três últimas décadas. Documentos, jornais, fotografias, materiais de divulgação de eventos e espetáculos, atas, materiais de estudo e muitos outros documentos de valor histórico para o TEAF e para o teatro em Mato Grosso. Devido a possuir esse vasto e importante acervo para a cultura do estado, foi elaborado e executado esse projeto em busca de catalogar o acervo histórico do grupo para que pesquisadores da área cultural pudesse assim ter acesso a esse material e assim produzir e fomentar pesquisas sobre o teatro e a cultura do estado e em especial da região da Amazônia mato-grossense.
O projeto procurou catalogar objetos de cena, figurinos, sonoplastias, fotografias, documentos de gestão, jornais, materiais gráficos e arquivos em audiovisual. Produzindo ao final um documento com todo o material catalogado, que foi entregue ao TEAF, que após o término do projeto possui total controle sobre o acervo.
O projeto contou com uma equipe de 1 Historiador, 3 estudantes da faculdade de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de mais 2 participantes na produção das fichas catalográficas. Essa equipe em conjunto chegou as decisões que foram seguidas pelo projeto, envolvendo estilo de fichas catalográficas, fixação do código de cada documento, assim como no acondicionamento destes objetos e documentos.