O TEAF esteve presente no 18º Festival Velha Joana, realizado pelo Teatro Faces (Primavera do Leste-MT), através da participação do ator e diretor Ronaldo Adriano, que compôs a mesa-redonda “Entre a Floresta e o Cerrado: O papel do Teatro de Grupo e dos Festivais do interior de Mato Grosso na Política Nacional das Artes”. O espaço de diálogo contou também com a presença de – Aline Vila Real (Diretora de Difusão da Funarte) e Wanderson Lana (Grupo Teatro Faces/Festival Velha Joana), com a mediação de Edilene Rodriguez. A atividade aconteceu no Teatro Municipal, no dia 13 de novembro de 2024, às 18h.
Nesse sentido, Ronaldo Adriano destaca que a mesa-redonda possibilitou um aprofundamento sobre a relevância dos festivais para o teatro. Segundo ele, “Realizar o festival tem um impacto para o teatro. Um impacto que ultrapassa as fronteiras do município e que alcança o país e até mesmo fora do país. Nós acabamos construindo um espaço para a circulação de produções do teatro brasileiro. É o que nós fazemos em Alta Floresta, realizando o Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense. É garantir o direito das pessoas de acessarem as produções artísticas brasileiras e internacionais”, concluiu.
O ator ainda complementa que durante a atividade foi discutido sobre o papel das políticas governamentais e da necessidade de que os governos, seja municipal, estadual, nacional apoiem essas iniciativas e espaços.
Mequiel Zacarias Ferreira – ASCOM TEAF